domingo, 17 de julho de 2016

CELEBRATOR Ayinger


AYINGER, Celebatror.
Diga aí pessoal, esse vai ser o meu primeiro post aqui no Blog, A Boa Cerveja, beba menos, beba melhor! - Diego.


Neste meu primeiro post eu vou abordar a minha experiência pessoal após degustar a Cerveja Ayinger Celebrator, vamos começar falando dela, dicas para sua degustação, por fim, a apreciação, conclusões e sua ficha técnica!
   
A cervejaria Ayinger é onde é produzida a cerveja Celebrator. A cervejaria foi fundada por Johann Liebhard no ano de 1878.
A Cerveja Ayinger Celebrator é uma Doppelbock, “uma especialidade da Bavária, inicialmente produzida em Munique pelos monges de São Francisco de Paula”. Segundo o Instituto de Cervejas Germânicas e a  Beer Judge Certification Program, as “Doppelbock” são cervejas mais fortes por natureza “Double Bock”, mais forte até que as “bocks” tradicionais;

Já aqui no Brasil, possuímos um cenário um pouco diferente, as cervejas brasileiras mais consumidas entre 2014 e 2015 são as Pilsen, e em estudo realizado pela Bloomberg elas são as mais consumidas há 10 anos aqui no Brasil. Esta categoria de cerveja é considerada mais leve que a Bock Tradicional, então como nós brasileiros degustamos uma cerveja como a Celebrator?

Dica para degustação:

Sim, ela é forte, e em razão disso há uma recomendação do leigo aqui. Faça uso da harmonização. É a dica inicial que eu posso fornecer. Cada cerveja possui um prato a qual ela combina, sim mais uma vez estamos a falar de degustação e não de descer um engradado de cerveja.

Em uma breve pesquisa e análise, vi uma série de recomendações de acompanhamentos contidos em alguns sites que vendem a cerveja, a lista completa de acompanhamentos você confere na ficha técnica no final. Alguns dos acompanhamentos talvez sejam mais difíceis de encontrar como a carne de Pato, então usei a carne vermelha, na verdade, eu vou ser específico, uma boa picanha. Temperada no sal grosso, manteiga, alcaparra, cebolinha e salsa! Faça uso de um copo Pokal, a parte superior do copo irá armazenar concentrar a espuma, e em sua base a cerveja, permitindo uma maior concentração dos aromas. Agora vamos a experiência de degustação.

Cerveja Celebrator acompanhada de carne vermelha grelhada

Ela possui um bom aroma, achei ela bem cheirosa, quanto ao seu sabor, eu disse que era forte, não foi? Bem, eu disse anteriormente que ela é forte, mas aí é que está, não foi o que ocorreu após eu ter feito sua degustação depois de ter ingerido o primeiro pedaço da picanha. Ela ficou doce, do início ao fim, mas de longe um doce nauseante e enjoativo, apenas o suficiente para eu desejar beber ela toda de uma vez.

Calma, calma, isso não ocorreu, mas que deu vontade deu. Ela simplesmente não travou, comecei a alternar entre a carne e a Celebrator. O resultado para mim foi fantástico, é como se um sabor complementasse ao outro sem que eles se anulassem.  Sem a necessidade de um outro líquido para limpar o paladar.

Por fim, eu bebi um pouco de água, a fim de limpar o paladar para degustar a Celebrator sem comer do acompanhamento. O resultado? Ela é naturalmente doce no início e bem amarga no final, pelo menos para meu o paladar. Acredito que tenham pessoas que possam aprecia-la naturalmente, sem acompanhamento, mas para mim, o seu sabor ficou bem realçado e suavizado com o acompanhamento, combinando assim como o seu aroma. Certo de que voltarei a experimenta-la com outros acompanhamentos.

Conclusão:

É uma boa cerveja, acredito que é uma boa recomendação para quem aprecia cervejas fortes, e quem não gosta, acredito que com o um bom acompanhamento a Celebrator pode realmente te surpreender, o seu aroma é muito agradável e bem convidativo do início ao fim.

Cerveja Celebrator servida no copo tipo pokal ao lado do acompanhamento


Ficha Técnica:

Nome: Celebrator, Ayinger.
Tipo: Doppelbock.
Teor alcoólico: 6,7%
Composição e aparência: Coloração de dourado profundo a marrom escuro. Versões mais escuras comumente apresentam realces rubis. A longa maturação a frio (lagering) deve proporcionar boa transparência. Generoso colarinho cremoso e persistente (a cor varia com o estilo base: branca para versões claras, quase branca para versões escuras). Versões mais fortes podem ter retenção de colarinho prejudicada, apresentado lágrimas perceptíveis.
Cervejaria e Fabricação: Privatbrauerei Ayinger.
Origem: Aying, Alemanha.
Preço médio: R$ 26,00.
Copo ideal: Pokal
Cervejas semelhantes experimentadas: Nenhuma.
Harmonização:Batatas gratinadas, salada de beterraba (salada), carne suína assada, cassoulet, chucrute, cogumelos, crème brulée, feijão, foie gras, goulash, javali, lentilha, molho bechamel, molho carbonara, nozes, ossobuco, pato, pimentão recheado, presunto cru, rabada, gorgonzola, bacon. Presunto cru, carnes vermelhas grelhadas ao molho de mostarda, pato assado. 
Nota: 10.